Home Ads

sábado, 19 de dezembro de 2009

Aniversário Macabro

O que imaginar de um filme quando o próprio diretor diz que ele é "muito cru, violento e forte"??? E que não aguentou (ou não quis) ver o próprio filme muitas vezes???

Pois pode esperar pelo pior. "A Última Casa à Esquerda" (a mais correta tradução para o título original) é um daqueles filmes muito fortes, sádicos e escatológicos, que você assiste mais para conhecer do que verdadeiramente para gostar. Na mesma linha de, digamos, CANNIBAL HOLOCAUST, do italiano Ruggero Deodato, e A VINGANÇA DE JENNIFER (I Spit in Your Grave), que narra uma história de humilhação, violência e vingança semelhante à da obra de Craven. Todos os três, e também muitos outros exemplos que podem ser citados, são filmes cercados de polêmica. Seu valor histórico para o cinema de horror é inegável, mas é mais fácil achar detratores e pessoas malhando estas obras do que particularmente elogiando ou enaltecendo-os como "clássicos".

É um filme feito para chocar, para assustar, um espetáculo forte, sem humor e sem poupar o estômago do espectador. Em sua melhor forma de diretor iniciante, Wes Craven comanda o espetáculo sem freios, com tensão e violência crescentes. E é aí que LAST HOUSE ON THE LEFT encontra seu valor: quando você o assiste sabendo que não vai gostar, sabendo que vai sentir nojo e repulsa de toda aquela violência desmedida, sadismo e brutalidade, sabendo que nada ali é engraçado ou satírico, só então você percebe que o filme cumpre totalmente seu objetivo. Ou seja: ele deixou você completamente chocado e desconfortável durante todo o tempo de projeção. Você pode gostar e pode não gostar (o mais provável), mas com certeza não ficará indiferente ao "espetáculo". Produzido por Sean S. Cunningham (diretor e produtor do primeiro "Sexta-feira 13"), LAST HOUSE ON THE LEFT começa com uma tela preta e, em letras garrafais, as tétricas palavras avisando que o filme foi baseado em um fato verídico e que os nomes das vítimas e lugares foram trocados. É mentira, lógico. Mas ocorrências como a mostrada no filme podem acontecer de verdade na vida real o tempo todo - e devem acontecer mesmo coisas até piores. O que colabora para tornar a obra de Craven ainda mais assustadora e "real".

Título Original: Last House On The Left (1972)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans